A primeira tentativa de utilização de um polímero plástico na confecção de papel moeda foi no Haiti, Costa Rica e Ilha do Homem respectivamentes produzidas em um polímero chamado TYVEK. Era um polímero alternativo de fibras de polietileno comercializado pela DuPont. Foi desenvolvido para uso como moeda corrente pela American Bank Note Company no início da década de 80. O TYVEK não funcionava direito, pois manchava facilmente e era muito frágil. Só na Costa Rica e no Haiti emitiram cédulas em TYVEK (foram produzidas notas de teste para o Equador, El Salvador, Honduras e Venezuela, mas nunca colocaram em circulação); após essa tentativa os ingleses (Bradbury Wilkinson) produziram uma versão do TYVEK chamada Bradvek para a Ilha do Homem em 1983; porém, eles já não são produzidos e se tornaram artigos de colecionadores.

As cédulas atuais em circulação são feitas praticamente de um polímero chamado GUARDIAN produzido pela UCB Films em parceria com Note Printing Austrália divisão do Reserve Bank of Australia.
A empresa que fornece esse tipo de polímero se chama Securency Pty Ltd.
A Securency é, reconhecidamente a líder mundial na tecnologia de substrato de polímero e a fornecedora de uma série de outros substratos específicos, utilizados para a impressão de cédulas e outros documentos de segurança.
Constituída em 1996, a Securency é uma associação entre o Reserve Bank of Australia (RBA), Banco Central da Austrália, e a Innovia Films, uma empresa britânica de produtos químicos.
A principal matéria-prima usada nas cédulas de polímero, que garante boa parte do sucesso desta tecnologia, é o Polipropileno Biaxialmente Orientado (BOPP). Este material é produzido pela Innovia Films, a principal fabricante mundial deste filme. O BOPP foi desenvolvido para ser usado em diferentes condições climáticas e de circulação.

E existe ainda um outro tipo de cédulas de polímero chamado de Hybrid. É um tipo de cédula que usa uma mistura de papel e plástico que se entrelaçam, formando a cédula. Este tipo de polímero foi primeiramente utilizado pela Bulgária no ano de 2005, e parece que é uma tendência, pois de lá pra cá mais 4 países instituíram este tipo de cédula; como Fiji em 2006, Cazaquistão e Letônia em 2007 e Qatar em 2008.

- Singapura

1) Singapura, 2 Dollars (P-New)2) Singapura, 5 Dollars (P-New)
3) Singapura, 10 Dollars (P-48)
4) Singapura , 20 Dollars (P-New)
5) Singapura, 50 Dollars (P-30)